Pular para conteúdo
SCRIPTUSFÉ - RAZÃO - TRADIÇÃO
← Voltar

Fé e Razão

Crer ou não crer em Deus

As razões, a experiência e a liberdade diante da pergunta sobre Deus.

Padre Thiago Henrique S P Tavares

10 min de leitura

Ninguém crê em Deus por um único motivo, da mesma forma que ninguém deixa de crer por uma única razão. Quando alguém tenta explicar sua fé, quase sempre resume um percurso. Fala da educação que recebeu, de experiências que viveu, de pessoas que conheceu, de argumentos que encontrou, de momentos em que a vida lhe pareceu atravessada por um sentido que não conseguia reduzir a uma impressão passageira. O mesmo vale para a descrença. Também ela nasce de uma história, de leituras, de sofrimentos, de decepções, de objeções intelectuais, de experiências religiosas negativas, de ambientes culturais e de escolhas que foram adquirindo peso ao longo do tempo.

Essa constatação já obriga a afastar duas simplificações frequentes. A primeira consiste em imaginar que a fé nasce quando alguém encontra uma prova intelectualmente irrefutável da existência de Deus. A segunda aparece quando a descrença se apresenta como resultado puro de uma investigação racional, livre de qualquer influência da vontade, da história ou da experiência pessoal. Nenhuma das duas descrições corresponde bem ao modo como o ser humano pensa. A razão possui um papel decisivo, mas nunca raciocina fora de uma pessoa concreta. Quem examina uma questão traz consigo uma biografia, afetos, medos, expectativas, feridas, compromissos assumidos e uma determinada imagem de si mesmo.

Isso não diminui o valor dos argumentos. Ao contrário, torna a discussão mais séria. Um argumento continua sendo bom ou ruim de acordo com sua consistência, e uma experiência pessoal não transforma uma objeção fraca numa objeção forte. O ponto é outro. Uma razão nunca chega a um território totalmente neutro. Ela encontra alguém já situado diante da vida.

Pense num homem que perdeu um filho depois de meses de oração. Quando ele afirma que não consegue conciliar a existência de um Deus bom com o sofrimento, sua objeção precisa ser examinada no plano filosófico e teológico. Mas seria superficial fingir que a força dessa objeção em sua vida não tem relação com a perda que sofreu. A dor não invalida o argumento, assim como o argumento não explica sozinho a ruptura que aconteceu dentro dele. O mesmo vale no sentido contrário. Uma pessoa atravessa uma doença grave, experimenta naquele período uma proximidade de Deus que nunca havia conhecido e, depois disso, passa a estudar, lê os Evangelhos, encontra razões filosóficas, conhece melhor a tradição cristã e organiza intelectualmente aquilo que antes havia surgido como experiência. Em ambos os casos, experiência e pensamento se entrelaçam.

A questão de Deus, porém, possui uma singularidade que a distingue de muitas outras. Sua existência não pertence à mesma ordem de uma informação científica ou histórica. Se amanhã surgir a confirmação de um novo planeta, de uma nova espécie ou de uma nova partícula, nosso conhecimento será ampliado, mas nossa vida moral não precisará ser reorganizada por causa disso. Com Deus é diferente. Se Deus existe, sua existência não acrescenta apenas uma informação ao conjunto das coisas que sabemos. Ela modifica o lugar que ocupamos diante da realidade.

Se Deus existe, eu não sou a medida última de mim mesmo. Minha liberdade encontra uma referência anterior às minhas escolhas. O bem e o mal deixam de depender somente daquilo que considero conveniente ou aceitável. A culpa deixa de ser um desconforto psicológico e passa a tocar a responsabilidade diante de alguém. A morte deixa de ser apenas o limite biológico da existência. A oração, o perdão, a gratidão, a obediência, o pecado e o destino da vida deixam de ser temas religiosos colocados à distância. Passam a dizer respeito diretamente a mim.

A pergunta “Deus existe?” carrega, por isso, uma segunda pergunta: “o que muda em mim se Ele existe?”

É aí que a vontade entra de forma decisiva.

Dizer que alguém quer ou não quer crer em Deus não significa afirmar que a verdade dependa da vontade. A vontade não faz Deus existir nem desaparecer. Ela não transforma o falso em verdadeiro. Sua influência aparece em outro ponto: na disposição com que recebemos uma verdade quando reconhecê-la exige alguma coisa de nós. Nem toda verdade custa o mesmo a quem precisa aceitá-la.

Há verdades que nada exigem além do assentimento intelectual. Posso admitir um fato histórico, reconhecer um erro de cálculo ou aceitar uma descoberta científica sem que isso me obrigue a rever minha vida. Outras verdades atingem uma região mais profunda. Elas exigem reposicionamento, mudança de juízo, renúncia a determinadas justificativas e revisão de escolhas já feitas. Quando isso acontece, a pessoa inteira entra no processo de reconhecimento.

Santo Tomás de Aquino percebeu essa estrutura ao tratar a fé como um ato da inteligência que assente à verdade sob o comando da vontade, movida pela graça. A formulação impede reduzir a fé a sentimento ou a dedução lógica. A inteligência reconhece razões. A vontade consente. Há uma verdade proposta, há motivos que a tornam crível e há uma liberdade que responde a ela.

John Henry Newman avançou por outro caminho ao refletir sobre o assentimento. Ele observou que as decisões humanas mais sérias raramente dependem de uma única demonstração. A mente reúne indícios, experiências, probabilidades e razões até que o conjunto adquira peso suficiente para o assentimento. Essa descrição corresponde bem à forma como decidimos na vida concreta. Ninguém se casa porque alcançou uma prova matemática de que será feliz. Ninguém confia num amigo porque conseguiu demonstrar a fidelidade futura daquela pessoa. Há convivência, sinais, história e razões acumuladas. Chega um momento em que o conjunto se torna suficiente para uma decisão que continua racional, embora não tenha eliminado toda possibilidade de dúvida.

A fé se move nesse mesmo horizonte. Ela não é um salto no escuro, mas também não nasce de uma evidência que torne impossível qualquer outra resposta. A tradição cristã fala em motivos de credibilidade justamente porque reconhece que há razões para crer: a contingência do mundo, a consciência moral, a figura histórica de Jesus, o testemunho dos santos e a própria experiência de conversão. Nenhum desses elementos, isoladamente, esgota a questão. O peso aparece quando diferentes caminhos começam a convergir.

A vontade, porém, não interfere apenas no momento final, quando alguém já tem os argumentos diante de si. Ela atua antes. Interfere no que estamos dispostos a investigar, no tempo que dedicamos à questão, nas fontes que aceitamos ouvir, nas perguntas que consideramos legítimas e no nível de evidência que exigimos antes de admitir uma conclusão. Antes mesmo de decidir se uma razão é suficiente, já decidimos muitas vezes quanto estamos dispostos a ouvi-la e que preço aceitaremos pagar caso ela nos convença.

Todos conhecemos esse mecanismo em situações comuns. Uma pessoa apaixonada percebe sinais claros de que está sendo enganada, mas encontra uma explicação para cada um deles porque deseja preservar a relação. Outra, tomada pelo ressentimento, interpreta qualquer gesto do outro como confirmação de sua suspeita. Em ambos os casos, a inteligência continua funcionando. Ela compara fatos, produz razões, seleciona sinais e constrói explicações. O problema está na disposição que orienta esse trabalho.

Com Deus, essa dinâmica alcança uma profundidade maior porque nenhuma conclusão tem consequências tão abrangentes.

É por isso que algumas pessoas exigem da questão de Deus um tipo de prova que não exigem em quase nenhuma outra decisão importante. Para escolher uma profissão, casar, confiar num médico, fazer uma cirurgia ou mudar de cidade, aceitam razões suficientes, trabalham com probabilidades e reconhecem que nenhuma decisão elimina completamente o risco. Quando o assunto é Deus, passam a exigir uma demonstração que suprima toda possibilidade de dúvida. Um argumento recebe resposta e surge outro. Uma objeção é enfrentada e aparece uma terceira. Em algum momento, a dificuldade deixa de estar somente na ausência de razões e começa a aparecer no critério usado para decidir o que contará como razão suficiente.

O mesmo exame vale para quem crê. Há crenças mantidas por hábito, medo, conveniência social ou apego a uma tradição nunca examinada seriamente. Isso mostra que nenhuma posição se torna racional só porque chegou a uma determinada conclusão. A questão está em saber se a pessoa permitiu que a verdade tivesse prioridade sobre a necessidade de preservar aquilo em que já estava instalada.

Pascal compreendeu bem essa região quando escreveu que o coração tem razões que a razão desconhece. A frase não precisa ser lida como defesa do sentimentalismo. Ela aponta para uma verdade mais profunda sobre o conhecimento humano. Nem sempre percebemos primeiro uma conclusão e depois decidimos o que sentimos sobre ela. Muitas vezes existe uma disposição anterior, uma atração ou uma resistência que acompanha a investigação e influencia o peso que damos às razões. O ser humano não conhece como uma inteligência separada da própria vida.

A conversão de Santo Agostinho mostra isso com clareza. Ela não ocorreu porque ele encontrou, num único momento, o argumento que faltava. Antes vieram anos de busca, ambição, paixões, adesão ao maniqueísmo, contato com a filosofia, influência de Mônica, encontro com Ambrósio, leitura dos neoplatônicos e uma crescente insatisfação com a vida que levava. Quando chega o momento narrado nas Confissões, a questão já não é simplesmente saber se o cristianismo é verdadeiro. Agostinho começa a perceber que a verdade que procura exige dele uma resposta que sua vontade ainda hesita em dar.

Sua conhecida afirmação no início das Confissões, “fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em ti”, ganha força justamente por isso. Ela condensa um percurso em que a busca de Deus e a busca de si mesmo terminaram por se encontrar.

João Paulo II segue essa mesma linha ao afirmar, na Fides et Ratio, que a busca da verdade conduz o homem também à pergunta sobre si mesmo. A questão de Deus não fica separada da questão humana porque, em determinado momento, perguntar se Deus existe significa perguntar também quem sou eu se Ele existe. Enquanto Deus permanece como hipótese distante, posso analisá-lo como um tema. Quando sua existência começa a se apresentar como uma possibilidade séria, minha própria vida entra em exame.

A partir daí, já não basta perguntar se existem razões para crer. É preciso perguntar o que essas razões exigem caso sejam verdadeiras. Se Deus existe, o que em mim precisa ser revisto? O que deixa de ser justificável? Que lugar ocupa minha liberdade? O que significa viver bem? O que faço com a culpa? Como enfrento a morte? Que autoridade reconheço acima da minha própria vontade?

A expressão “quero ou não quero crer em Deus” encontra aqui seu sentido mais preciso. Ela não descreve uma escolha arbitrária entre duas opiniões. Indica o momento em que a investigação já alcançou a própria existência e a vontade deixa de permanecer à margem. As razões passam a ter consequências, e a liberdade precisa decidir se está disposta a recebê-las sem manipular o critério de prova para proteger uma conclusão anterior.

Nesse ponto, a honestidade intelectual se torna exigente para todos. O crente precisa permitir que a verdade corrija sua própria fé quando ela se mistura com imagens falsas de Deus, hábitos deformados ou respostas fáceis. Quem não crê precisa conservar sua recusa aberta ao exame quando encontra razões que desafiam certezas já estabelecidas. O compromisso comum é com a verdade, inclusive quando ela custa.

Quando a questão de Deus chega suficientemente longe, já não somos apenas nós que a examinamos. Somos examinados por ela.